SÉRIE TEOLOGIA

Nesta SÉRIE, teremos material versando sobre a TEOLOGIA em sentido mais amplo do termo. O objetivo é levar até você conhecimento, informação e despertar o desejo de conhecer mais sobre Deus e toda Sua obra projetada e realizada para a salvação do ser humano indistintamente. 

TÍTULO:

A orelha direita de Malco

Sub-título:

Teologia do Sacrifício

ANO

2020

AUTOR:

Aroldo Andrade

ISBN

978-65-81596-00-2

A orelha direita de Malco? Sim. Neste trabalho buscou-se a compreensão teológica da ocorrência do decepamento da orelha direita de Malco, quando da prisão de Jesus, analisando o contexto bíblico do sacrifício no Antigo Testamento e os fatos narrados no Novo Testamento, buscando trazer o sentido teológico do sacrifício e seu cumprimento escatológico, uma vez que encontra-se uma situação ímpar no momento em que Jesus vai ser preso. 

Torna-se nítida a inter-relação entre o ritual do sacrifício no Antigo Testamento, tomando por base textos de Levítico e o Novo Testamento, no porque da atitude de Jesus para com Malco, restabelecendo sua orelha direita, como relatam os Evangelhos e especificamente o de João. 

Toda a análise no decorrer do presente trabalho leva ao esclarecimento da ligação total entre os dois Testamentos, apresentando o sacrifício do Antigo Testamento presente no Novo Testamento e qual as razões do Senhor Jesus realizar seu último milagre em pleno momento inicial de seu Sacrifício, deixando claro que o sacrifício do Antigo Testamento estava sendo concluído em sua plenitude no Novo Testamento, no seu Sacrifício que seria consumado na cruz, uma única vez, para todo sempre.